domingo, fevereiro 04, 2007
Discutindo o "Gostar"...
Quem nunca ouviu dizer a seguinte frase: "Gosto não se discute" ou "Gosto é que nem ....(anus), cada um tem o seu". Estas frases são soltas com a maior segurança de aceitação, quase ninguém contesta, todos concordam que gosto não se discute. Poxa, sinto dizer mas gosto se discuti sim, claro que sim, pelo menos eu concordo que sim. Discutir em questão de qualidade e retorno, ou seja, fulano não gosta de ler livro prefere ver um desenho animado, tudo bem, mas o que mais vai ter retorno? Um livro além de fazer bem a mente é um habito saudável, intelecto. Um desenho animado é algo divertido, você assiste e quando termina se sente bem, mas nada lhe atribuiu além de diversão. Entenderam? Pois então, isso é discutir gosto. Lembrando lógico, que não somos feitos de ferro e nem vivemos uma ditadura, temos o direito de gostar e fazer coisas que iram trazer um retorno por muito tempo, e também o direito de fazer coisas sem retorno grandioso, apenas por prazer ou momento. O problema é que as pessoas não sabem discutir a questão do gosto, sempre vão para o lado da ignorância ou das gozações. É mais do que comum as pessoas omitirem o que realmente gostam pois temem não ser aceita pelos amigos, ou serem julgadas de forma errada. Por exemplo, é fácil dizer que gosta de Rock, o difícil é assumir que gosta de Pagode, sem querer julgar qualidade, é que o Rock é considerado um gênero da moda, dos jovens, já o pagode um gênero de fundo de quintal, até mesmo corno. Tudo pela influencia da mídia, que as vezes é muito prejudicial e manipulador. Por isto muitas pessoas já não sabem do que realmente gostam, muitos ouvem o que os outros ouvem, o que esta na moda ouvir, vestir...Não existe caretice nisso, e sim prazer. Cada um sente prazer com um tipo de coisa, e se limitar deste prazer por capricho da sociedade é uma forma de se deixar manipular e deixar de viver a vida, mas é claro...não somos feitos de pura diversão, o intelectual também é muito importante.
Acho que deveria ser discutido mais os gostos, também pelo o que levam as pessoas a gostarem disso ou daquilo, o significado do "gosto" em questão...
Mas é uma discussão realmente dificil de acontecer principalmente porque a falta de argumentação se tranforma em piadinhas de mal gosto.
Bom texto.