Mente Instável

sexta-feira, março 30, 2007


É comum pequenas e grandes críticas, de tolos ou importantes fatos, resultarem em grandes polêmicas. Creio que uma das formas mais fáceis e possíveis de expor uma crítica a um órgão, enfim, a sociedade, é causando a polêmica. Muitas vezes o conceito de criticar é confundido com o ato de rebaixar, oprimir. A crítica é algo que todos deveriam possuir, cada um é claro, com o seu tipo de crítica e suas concepções, mas além disso não ocorrer geralmente a crítica não é bem usada pela maioria. Estabelecer criticas sobre um filme, uma música ou um texto é um tipo de crítica, respeitando determinados limites e padrões. Estabelecer criticas através de um filme, música ou qualquer outro meio comunicativo é extremamente diferente e sigiloso. É simples, quando se expõe opiniões pessoais sobre determinados assuntos, sem deteriorar culturas e costumes, é criticar no padrão moral, mas quando foge deste padrão a crítica muitas vezes se torna o oposto de seu objetivo, atingindo povos e muitas vezes culturas.
É possível citar dois exemplos recentes, os filmes “Turistas” e “Borat”. “Turistas” causou enorme revolta no povo brasileiro, pois utiliza território brasileiro para expor terror preconceituoso contra o “brasileiro”. Na verdade, isto é o que muitos pensam, mas não se pode ter seriedade diante “Turistas” pois é um filme sem intuito crítico, é apenas entretenimento barato. Além disso, o filme mostra que os estrangeiros são totalmente ignorantes em relação a nossa cultura quando expõe nativos amazônicos como cientistas psicopatas ultra inteligentes, ou seja, todos nós brasileiros sabemos que isso não existe, pelo menos se existe é algo super secreto não acham? No caso do filme considerado o mais polêmico do ano, “Borat”, a situação é um pouco diferente. O filme critica intensamente a cultura americana, mostrando fatos como “apenas o governo americano esta certo”, “somos patriotas, queremos beber o sangue dos iraquianos”, enfim crenças americanas. Por outro lado, muitas vezes o filme se mostra uma espécie de “gozação anti-americana”, ou seja, há um certo tipo de irritação por parte do personagem Borat, de forma que coloca o povo do Kazakistão como “ignorantes inocentes” e os americanos como “irritados desumanos”. Mas enfim, os dois exemplos representam críticas altamente desmoralizadoras. Em “Turistas” se critica algo sem haver realmente o fato criticado, ou seja, é uma crítica ignorante, falsa, conseqüentemente, acaba atingindo cultura e costumes. Em “Borat”, muitas vezes a estupidez e o cinismo se baseiam como a crítica, abrindo caminho para conflitos maiores entre nações e crenças.
Quando o padrão real do ato de criticar é furado, foge-se completamente da finalidade dela, ou seja, invés da critica estabelecer valores úteis e não úteis de determinado conteúdo, ela se torna um meio de atingir culturas, crenças, enfim, se torna o caminho para a ignorância e imparcialidade humana. A crítica pode mover o mundo, portanto, conscientize-se antes de fazê-la!

Marcadores: , ,

 
posted by Wiliam Domingos at 8:26 PM | Permalink


1 Comments:


At 11:48 PM, Anonymous Anônimo

Aeh, arrasou no texto...critica é f.., eu nunca leio critica de criticos sobre filmes, td eles acham ruim e blablabla. Eu sou uma pessoa muito critica, mas estou cada vez aprendendo a saber criticar sem ser chata(eu acho!).

Beijos