Mente Instável

segunda-feira, abril 16, 2007

A Evolução da insanidade!
No Cinema...

Com todas as suas características e aspectos psicológicos os casos de Serial Killers sempre chamaram a atenção. Na década de 50 houve uma grande onda de assassinatos nos EUA que eram muito explorados pela mídia, deixando as pessoas em pânico.

Não demorou muito para o tema chegar ao cinema, tentando responder o que levava uma pessoa a praticar tais atos.
São inúmeros os filmes que tratam do assunto, mas poucos são os que realmente se saem bem e abordam mais os desvios psicológicos do que o sangue escorrendo pela tela.
Aqui estão alguns deles...

Psicose foi o primeiro filme que usou o fator psicológico como "motivo" para o assassinato. Do aclamado Alfred Hicthcook, baseado em fatos reais, conta a história de uma secretária que se hospeda em um pequeno hotel onde é atendida pelo seu estranho dono.

Baseado na história do mesmo assassino em série existem também os filme "O Massacre da Serra Elétrica" e "Ed Gein - O Serial Killer".


As décadas de 70 e 80 foram marcadas pela repleta variedade de filmes que mostravam homens com mascara perseguindo adolescentes, filmes tresh, que buscavam cada vez mais lucro lançando vários filmes em série (Sexta-Feira 13, Halloween). Esses filmes aparecem até hoje, mas existem aqueles que realmente destacam-se.

O Iluminado, dirigido pelo mestre do cinema Stanley Kubrick, mostra o terror psicológico que passa uma família isolada do mundo e as consequências de seus comportamentos.
Baseado no inigualavel livro, de mesmo nome, escrito por Stephen King de forma incrível. Leia!




O Silêncio dos Inocentes, sem dúvida é um dos que mais se saiu bem, recebendo os 5 principais Oscars. Que conta com a presença dos ótimos Jodie Foster e Anthony Hopkins, com a história de uma agente do FBI que busca ajuda, para resolver uma série de crimes, com um perigoso assassino preso.

Existem as continuações com Hannibal Lecter, "Hannibal", "Dragão Vermelho" e "Hannibal - A origem do Mal".




Seven - Os Sete Crimes Capitais é um daqueles que choca o publico com um final surpreendente e que prende a atenção do começo ao fim. A história de dois policiais que partem na investigação de um perigoso serial killer. Com Brad Pitt, Morgan Freeman, Kevin Spacey e Gwyneth Paltrow.





Kalifornia (também estrelado por Brad Pitt) é um dos mais interessantes. Mostrando a história de um casal que decidi visitar os locais de famosos assassinatos ocorridos no EUA. Levam junto um casal desconhecido, mas não sabem que o rapaz que levam é um psicopata.




Monster - Desejo Assassino, é um dos mais recentes que realmente possuem uma boa abordagem do tema. Uma prostituta acaba por assassinar um de seus clientes, o que dá inicio a uma série de outras mortes. Se não me engano esse também é baseado em fatos reais.







*Valeu William, seu post anterior realmente me inpirou!
 
posted by Nathy Almeida at 5:00 PM | Permalink


5 Comments:


At 4:15 PM, Blogger Wiliam Domingos

iahaihaiahiah
nossa que bom que o meu post te inspirou!
Sem querer acabamos criando uma sequência de idéias muito bacana!
Me interessei por Kalifornia, nunca ouvi falar, mas gostei da sinopse!
Todos os outros são excelentes, em especial "O Silêncio dos Inocentes".
bjooooo Naty
http://eco-social.blogspot.com/

 

At 4:55 PM, Anonymous Anônimo

Adoro filmes psicoticos, Monster - Desejo Assassino, foi um que eu vi e me deixou intrigada, não conseguia parar de pensar nele, tenho até medo de ve-lo de novo.

bjs

 

At 5:00 PM, Anonymous Anônimo

o filme do Stanley Kubrick é ótimo.principalmente pq faz parte de uma das obras do stephen king.E adoro aquele cara.


Não recebi msg nenhuma.

bjs

 

At 4:18 PM, Anonymous Anônimo

Até q enfim alguém com um gosto descente por filmes de suspense/terror.
Atualmente vc só ve por aí fãs de terror teen (estilo lenda urbana).

Gostei bastante do blog, parabéns!

 

At 10:37 PM, Blogger ברונו פחאירה

realmente, foi um bom post.

não vi todos estes filmes, mas garanto que ai existem bons "espécimes", como por exemplo "O Iluminado" e o "Massacre da Serra Elétrica".

Mana, parabéns pelo post!

um beijo.