Mente Instável

terça-feira, abril 03, 2007



Logotipo



Todo logotipo, identidade visual, tem um significado. Achei algumas historias de como foram feitas as grandes marcas que conhecemos hoje. Muito interessante, veja!




Nike – O nome é uma homenagem à deusa da vitória na mitologia grega. A empresa fundada em 1962, por Phill Knight, com o nome original de Blue Ribbon Sports (BRS), teve sua marca atual criada em 1972 pela estudante Carolyn Davidson por meros 35 dólares; em 2000, segundo a Interbrands/Citibank,a marca estava avaliada em US$ 8 bilhões.


Shell – O nome da empresa e seu símbolo nada têm a ver com as atividades da empresa; eram uma homenagem ao pai do fundador da empresa, Marcus Samuel Junior, que tinha, em Londres, uma loja de antiguidades com muitas conchas decorativas.


Audi – A marca com os quatro anéis foi introduzida em 1932 com a fusão da Audi, Horch, Wanderer e DKW. Em 1960 a Auto Union AG foi adquirida pela Volkswagen. Em 1985 teve o seu nome mudado para Audi AG.


Elf – Esta empresa, agora conhecida pelo escândalo e pela prisão de um ministro de Miterrand, teve seu nome escolhido entre 8.253.000 combinações de três, quatro e cinco letras.


Marlboro – A masculinidade desta marca de cigarro só foi introduzida em 1955 com a associação do cigarro com imagens de cowboys. Até então, Marlboro, desde seu lançamento em 1924, era um produto destinado às mulheres.


Playboy
– O coelho foi escolhido como símbolo por seu interesse desinibido por sexo. A gravata borboleta e suas orelhas em riste sugerem que o coelho é elegante e sempre alerta.


Kodak
– O nome Kodak é uma onomatopéia que descreve o som do obturador de uma câmera fotográfica.


Suástica Nazista – O símbolo do nazismo tem uma longa história. Há registros
de 3.000 anos atrás em Creta, nos artefatos Navajos, em gravuras orientais e na cerâmica pré-Colombiana. Em sânscrito a palavra significa “todos por um” e tem conotações de força e de fertilidade. O III Reich usou-o como símbolo para seu programa de identidade corporativo.


Apple – Três foram as principais razões para a marca:

1) o nome iniciava-se com “A”, portanto apareceria listado na frente da maioria dos competidores;

2) ninguém esperaria uma associação de sentidos de uma maçã com computadores,
sendo uma aposta no inusitado;

3) uma maçã está ligada a uma vida saudável (“an apple a day keeps the doctor away”). Além do mais, a maçã desenhada com faixas é uma alusão à marca listrada da IBM e o pedaço mordido é uma clara referência ao pecado bíblico.


Nestlé – O nome da empresa e o desenho da marca foram inspirados no nome do fundador, Henri Nestlé, e no significado da palavra “nestlé”, derivada da palavra nest, ninho em inglês, que quer dizer aninhar-se, abrigar-se. A mais importante alteração da marca desde 1875 aconteceu em 1985, quando o número dos filhotes diminuiu de três para dois dentro do ninho – sinal dos tempos de redução da prole.


BMW – A simbologia da Bayerische Motoren Werke designa a origem dos seus negócios: a fabricação de motores de aviões. A imagem é de uma hélice, o azul e o branco da marca representam o céu e as cores da Bavária.


Carrefour - O Carrefour foi "feito" na França, carrefour em francês quer dizer cruzamento de rua (sabe quando tem 4 ruas formando uma cruz?), aí o dono fez o mercado em cima de um cruzamento (ele ñ devia ter mtas opções de terrenos, né?), aí ele pôs o nome de Carrefour, e por isso q tem uma setinha vermelha e outra azul no logo e um C de Carrefour no meio... ele colocou as cores da bandeira no logo: seta vermelha, C branco (q quase ñ dá pra ver), e outra seta azul...


Goodyear – O pé com asas, entre as palavras Good e Year, foi inspirado na estátua de Mercúrio, que o fundador da empresa, Frank Seiberling, tinha em sua casa.

Marcadores: ,

 
posted by Yan at 11:43 PM | Permalink


4 Comments:


At 1:00 PM, Blogger Wiliam Domingos

E aehh grande Yan????
Gostei da ousadia do nome "Apple", certamente é um dos nomes mais inusitados...
Bem legal o post!!!
Sempre fiquei curioso pra saber de onde vinha os nomes de marcas...
ahh meu próximo post aqui vai ser mais empolgante, chamativo, pq percebi que este ultimo post rendeu apenas um comentário!
rsrsrsrsrs...
ah depois aparece no Eco Social pra responder a enquete do post atual!!!
abraço

 

At 11:04 AM, Anonymous Anônimo

A é...alguns eu ja tinha lido sobre, mas é sempre legal saber de onde vieram os nomes, procura ver tb sobre nomes de banda.

 

At 10:55 PM, Anonymous Anônimo

Excelente cara, continue assim. By: Rafael (-_-)

 

At 12:53 PM, Anonymous Anônimo

Fantastico este site com os signficos ajuda muito vlw Pessoal..